Aqui você encontrará dicas e questões sobre a obra do poeta romântico Antônio de Castro Alves
1. (FUC-MT) Considerando os seguintes itens:
1. (FUC-MT) Considerando os seguintes itens:
I. autor da obra Cantos e Fantasias e O Estandarte Auriverde.
II. Foi chamado o poeta dos escravos por seus textos contra a escravidão.
III. Autor de I-Juca Pirama, belo poema de inspiração indianista.
IV. Sua poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio de vida que impregna tudo de tristeza e desilusão.
V. Seu estilo vibrante e oratório empolgava os ouvintes, popularizando seus poemas de caráter social.
Referências a Castro Alves encontram-se apenas em:
- I e II
- II e IV
- I, II e IV
- II, III e V
- II e V
2. (PUCCAMP-SP) Um juízo crítico que define o estilo de umas das linhas mestras da poesia de Castro Alves é:
- “Notemos que esse poeta sem requinte foi, do grupo em estudo, o mais preocupado com a experimentação métrica, revelando o senso exato da adequação do ritmo à psicologia.”
- "Da presença da história decorre um compromisso com a eloquência: a poesia, como força histórica, se aproxima automaticamente do discurso, incorporando a ênfase oratória à sua magia, que se restringe por isso mesmo ante essa invasão imperiosa."
- “Os seus momentos mais felizes estão nalgumas redondilhas delicadas ou em composições de voo amplo, lançadas no declive da reflexão e da meditação.
- “Quando amplia o âmbito de visão, é ainda matizando de moderada beleza os aspectos ordinariamente exaltantes da paisagem. O fato dessa natureza existir denota o caráter concreto de sua poesia, que, apesar de intensamente subjetiva, se alia à realidade de uma paisagem despojada de qualquer hipertrofia, em benefício da atmosfera tênue dos tons menores.”
- “Esta tendência para volatizar e nebulizar a paisagem completa-se por outra, de aproximá-la da vida pelo mesmo sistema de imagens.”
Gabarito:
1. e
2. b
No comments:
Post a Comment