Questões sobre a obra de Castro Alves

Aqui você encontrará dicas e questões sobre a obra do poeta romântico Antônio de Castro Alves

1. (FUC-MT) Considerando os seguintes itens:
I. autor da obra Cantos e Fantasias e O Estandarte Auriverde.
II. Foi chamado o poeta dos escravos por seus textos contra a escravidão.
III. Autor de I-Juca Pirama, belo poema de inspiração indianista.
IV. Sua poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio de vida que impregna tudo de tristeza e desilusão.
V. Seu estilo vibrante e oratório empolgava os ouvintes, popularizando seus poemas de caráter social.
Referências a Castro Alves encontram-se apenas em:
  1. I e II
  2. II e IV
  3. I, II e IV
  4. II, III e V
  5. II e V


2. (PUCCAMP-SP) Um juízo crítico que define o estilo de umas das linhas mestras da poesia de Castro Alves é:
  1. “Notemos que esse poeta sem requinte foi, do grupo em estudo, o mais preocupado com a experimentação métrica, revelando o senso exato da adequação do ritmo à psicologia.”
  2.  "Da presença da história decorre um compromisso com a eloquência: a poesia, como força histórica, se aproxima automaticamente do discurso, incorporando a ênfase oratória à sua magia, que se restringe por isso mesmo ante essa invasão imperiosa."
  3. “Os seus momentos mais felizes estão nalgumas redondilhas delicadas ou em composições de voo amplo, lançadas no declive da reflexão e da meditação.
  4. “Quando amplia o âmbito de visão, é ainda matizando de moderada beleza os aspectos ordinariamente exaltantes da paisagem. O fato dessa natureza existir denota o caráter concreto de sua poesia, que, apesar de intensamente subjetiva, se alia à realidade de uma paisagem despojada de qualquer hipertrofia, em benefício da atmosfera tênue dos tons menores.”
  5. “Esta tendência para volatizar e nebulizar a paisagem completa-se por outra, de aproximá-la da vida pelo mesmo sistema de imagens.”
* * * * * * * * * *

Marcadores - Categorias - Tags

No comments: