Camões - Soneto - Alma minha gentil, que te partiste

Alma minha gentil, que te partiste
Tão cedo desta vida descontente,
Repousa lá no Céu eternamente,
E viva eu cá na terra sempre triste.

Lá no assento etéreo, onde subiste,
Memória desta vida se consente,
Não te esqueças daquele amor ardente
Que já nos olhos meus tão puro viste.

E se vires que pode merecer-te
Alguma cousa a dor que me ficou
Da mágoa, sem remédio, de perder-te,

Roga a Deus, que teus anos encurtou,
Que tão cedo de cá me leve a ver-te,
Quão cedo de meus olhos te levou.

- - - - - - - - -

Todos os sonetos de Camões

Questões sobre o soneto ALMA MINHA GENTIL...:

1. (Unesp) No soneto, o eu lírico
(A) suplica a Deus que suas memórias afetivas lhe sejam subtraídas.
(B) expressa o desejo de que sua amada seja em breve restituída à vida.
(C) expressa o desejo de que sua própria vida também seja abreviada.
(D) suplica a Deus que sua amada também se liberte dos sofrimentos terrenos.
(E) lamenta que sua própria conduta tenha antecipado a morte da amada.


2. (Unesp)
Embora predomine no soneto uma visão espiritualizada da
mulher (em conformidade com o chamado platonismo), verifica-se
certa sugestão erótica no seguinte verso:
(A) “não te esqueças daquele amor ardente” (2a  estrofe)
(B) “da mágoa, sem remédio, de perder-te,” (3a estrofe)
(C) “memória desta vida se consente,” (2a estrofe)
(D) “que tão cedo de cá me leve a ver-te,” (4a estrofe)
(E) “e viva eu cá na terra sempre triste.” (1a estrofe)

3. (Unesp)
De modo indireto, o soneto camoniano acaba também por explorar o tema da
(A) falsidade humana.
(B) indiferença divina.
(C) desumanidade do mundo.
(D) efemeridade da vida.
(E) falibilidade da memória.

4. (Unesp)
“Se lá no assento etéreo, onde subiste, memória desta vida se consente,” (2a
 estrofe)
Os termos destacados constituem
(A) pronomes.
(B) conjunções.
(C) uma conjunção e um advérbio, respectivamente.
(D) um pronome e uma conjunção, respectivamente.
(E) uma conjunção e um pronome, respectivamente.


= = = = = = = = = =


Gabarito do soneto ALMA MINHA GENTIL...

1. C
2. A
3. D
4. E

No comments: