Galera Dez!! Índice das matérias e questões
Sociologia:1. UFPA - Uma das características da sociedade do Século XXI é o uso das mediações via rede mundial de computadores, também denominada Internet. Em relação às características dos usos e dos impactos das Tecnologias de Informação e Comunicação nas atuais relações sociais, é correto afirmar que:
(A) O domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação favorece a autonomia de estudantes no desempenho das atividades exigidas nas instituições de ensino, tais como escolas e universidades.
(B) A habilidade com o uso das ferramentas de cibercultura está restrita a determinados grupos sociais. Pessoas que vivem fora do eixo urbano apresentam ausência de intercâmbio dos conhecimentos adquiridos pela cultura digital em sua comunidade.
(C) A transmissão do aprendizado via Internet, com o uso das ferramentas da web 2.0 ocorre no momento em que os governos implementam políticas de acesso à rede de computadores. Fora dessas ações governamentais inexiste a possibilidade de aprendizagem.
(D) Com o desenvolvimento de habilidades de navegar pela internet e saber buscar informações dentro de suas teias de comunicação, as informações passaram a ser vivenciadas desde a Revolução Tecnológica capitalista ocorrida ainda na primeira metade no século XIX.
(E) A possibilidade de registrar e divulgar modos de vida, cosmologias e culturas tornou-se, no século XXI, uma prática restrita aos meios eletrônicos. Antes do uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação a permanência de determinadas tradições eram garantidas pelo uso da memória coletiva.
2. UFPA - A ética é um tema recorrente nas preocupações e discussões da sociedade humana e remontam a tempos imemoriais. Nos debates contemporâneos das realidades brasileiras iniciadas com o processo de redemocratização, é correto afirmar:
(A) A discussão do diálogo entre ética e a política é mediada pela ciência devido à reflexão acerca do sentido prático das ações públicas. Essas ações se referem à responsabilidade social do gestor acerca do modelo de produtividade a ser alcançado pelas classes sociais diversas.
(B) As agências de controle social, as instituições governamentais e as associações que representam os interesses de grupos e segmentos sociais diversos, interferem nas decisões dos partidos políticos acerca da composição de quadros de candidatos e candidatas nas eleições.
(C) A complexidade da prática democrática é de tal ordem que requer constantes reflexões éticas. O contato com indivíduos que até então eram apenas considerados potenciais cidadãos é transformado quando esses passam a ser avaliados pelo status de eleitores.
(D) A relação entre governantes e demais cidadãos é permeada pela ética quando se estabelece a confiança. Do ponto de vista ético, essa confiança ocorre quando ações de governantes são baseadas tanto do ponto de vista das virtudes relativas à competência técnica quanto da moral.
(E) As virtudes de governantes podem ser restritas aos aspectos técnicos, na medida em que se presume que o “rouba, mas faz” se instituiu como prática aceitável desde o período em que Brasil era Colônia de Portugal.
3. UFPA - A Revolução Industrial provocou transformações sociais e, desde então, o trabalho passou a ser importante categoria de análise dessas transformações. Nas alternativas abaixo, assinale aquela que caracteriza corretamente as análises sociais permeadas pelo mundo do trabalho:
(A) A crise estrutural do capitalismo ocorrida na década de 1970 possibilitou o avanço da conquista de direitos trabalhistas a partir de lutas e embates dos movimentos sociais contra o capital. A flexibilização do trabalho ainda permanece nos dias atuais e garante autonomia aos trabalhadores.
(B) O trabalho no modo de produção capitalista é, segundo Karl Marx, criador de riquezas e fonte de valor para o capital, ao incorporar força e produtos alienados do trabalhador e essa realidade se mantém mesmo com o uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.
(C) A principal consequência da Nova Divisão Internacional do Trabalho na era do “capital mundializado” foi a implementação do modelo taylorista/fordista nos países do chamado Terceiro Mundo.
(D) O Estado de Bem Estar Social, ou Welfare Stat, foi criado a partir da retração dos gastos públicos decorrente da transferência desses gastos para o capital privado. Com essa transferência, os benefícios aos trabalhadores foram maximizados desde o momento da produção até a etapa do consumo.
(E) Ao contrário do modelo de trabalho toyotista, o modelo taylorista/fordista se caracteriza pela flexibilização no processo de produção industrial e pela inserção de demandas advindas do movimento sindical de trabalhadores.
4. UFPA - A cultura sempre se apresentou como um tema relevante para a análise da sociedade humana em termos de complexidade, diversidade e diferenças. Em tempos atuais essa discussão ganha relevo diante das realidades socioculturais vinculadas à Globalização, Novos Movimentos Sociais, usos das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), Identidades, Políticas Públicas e temas concernentes ao chamado contexto da Pós-modernidade e estudos Pós-Coloniais, entre outros. Sobre os aspectos dimensionais que envolvem a cultura, é correto afirmar:
(A) A cultura na dimensão antropológica abarca a produção de bens culturais em termos do cotidiano das pessoas, suas relações sociais familiares e de vizinhança, bem como de outros grupos exóticos à sociedade nos moldes rurais.
(B) A dimensão sociológica da cultura se refere a um circuito organizacional que estimula a produção, circulação e consumo de bens simbólicos, isto é, aquilo que é considerado cultura pela ciência.
(C) A dimensão antropológica concebe a cultura como sendo produzida a partir da interação social e na qual os indivíduos elaboram seus modos de pensar e agir, tal como o postulado do “todo complexo” formulado nos primórdios dessa ciência.
(D) A cultura se manifesta a partir daquilo que vem do passado e que se mantém intacta hoje. Dessa maneira, a cultura é um fazer pouco dinâmico e que está vinculada às questões da tradição mantida desde tempos pretéritos e como sobrevivência desses.
(E) A dimensão sociológica da cultura está relacionada menos a atividades especializadas e mais ao que é vivenciado cotidianamente, pois ela é uma produção elaborada com o objetivo de alcançar um público específico a partir da construção de determinados sentidos.
5. UFPA - A preocupação com as questões ambientais começou a se ampliar a partir da Revolução Industrial devido à intensificação da apropriação dos recursos naturais pelos detentores dos meios de produção. Isso fez com que a problemática ambiental ganhasse grande destaque no cenário mundial, principalmente, na segunda metade do século XX. Como consequência dessas discussões acerca das questões ambientais, é correto afirmar:
(A) O movimento ambientalista se enfraqueceu na década de 1970 apesar da sua tentativa de homogeneidade da sociedade, sobretudo a juventude, tornando-se um defensor da relação cada vez mais próxima entre seres humanos e natureza.
(B) A proposta de educação ambiental emergiu no contexto da discussão sobre questões ambientais. Pautada na ética ambiental, esse modelo de prática educativa baseia-se nas representações culturais vinculadas à conservação da diversidade biológica do planeta e no respeito à heterogeneidade cultural da espécie humana.
(C) A educação ambiental para a sustentabilidade se limita a tornar compatível a conservação com o desenvolvimento das forças produtivas com o uso das mídias digitais. E como proposta de um novo paradigma de desenvolvimento, apresenta a integração entre a natureza e a cultura a partir das forças produtivas do trabalho informal.
(D) Mesmo com o início da questão ainda no século XIX, os movimentos sociais se consolidaram somente em 1992, durante a “Rio 92” e Fórum Global, quando se discutiu a problemática ambiental a partir de várias perspectivas da produção monocultural.
(E) As explicações sobre os fenômenos ambientais pela sociedade do século XXI respaldam-se no reconhecimento da relevância do modelo econômico predominante no mundo atual, no qual há a busca pelo fortalecimento da diversidade nos padrões de consumo e estilos de vida globais.
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Gabarito de Sociologia
1. A
2. D
3. B
4. C
5. B
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