Estudar e rever conteúdos das matérias
Dedicar-se a todas as matérias
Muita leitura e redação
Observar provas de anos anteriores
Sair de casa com bastante antecedência
Dicas para questões objetivas
É essencial treinar bem a leitura do enunciado e das respostas apresentadas, assim como ter conhecimento adequado do conteúdo abordado pelas questões.
Para se dar bem numa prova objetiva, leve em conta as seguintes cinco alternativas, todas corretas:
a) conhecer bem o conteúdo abordado;
b) entender que as respostas erradas são variações de maior ou menor porte das respostas certas;
c) aguçar sua capacidade de leitura do enunciado e da relação que este mantém, por acerto ou por erro, com as cinco respostas das alternativas;
d) criar um banco de dados com as formas de variação normalmente exploradas nas provas de vestibulares;
e) treinar muito, mas muito mesmo, para tornar o ato de fazer prova uma tarefa prazerosa, de decifração, e não um processo de adivinhação ou, como se costuma dizer, de chutes. “Chutologia” é um método bem pouco confiável, previsto pelos elaboradores.
Dicas para as provas discursivas
Apresente respostas diretas e enxutas que mostrem não apenas um raciocínio surgido do conhecimento e da análise, mas também a expressão desse raciocínio de forma clara e estruturada.
Tome cuidado com a estética! Respostas cheias de borrões e riscos de correção podem prejudicar a clareza necessária para um julgamento positivo dos examinadores.
Dicas para a redação
O melhor caminho é criar pelo menos um texto por dia, aproveitando não apenas propostas de manuais de redação e de vestibulares anteriores, mas focalizando também temas contemporâneos, que estão nos noticiários da mídia.
Só se aprende a escrever, escrevendo. É pela prática constante que chegamos ao domínio de qualquer atividade.
Para escrever textos que mereçam boas notas em qualquer prova, é preciso liberar o raciocínio, soltar as rédeas da imaginação e acionar o repertório científico e cultural.
Escreva, escreva, escreva, escreva…
Fonte: Vunesp
No comments:
Post a Comment